Tenha aberto em seu computador:
MK | Skype | FOP | ANM | The Dude | Bloco de Notas | Prompt de Comando
Deixe sempre o volume da chamada do telefone baixo.
Ao atender, se apresente:
- Suporte DUFIBRANET, seu nome, bom dia/ boa tarde/ boa noite, com quem eu falo?
- Nome do cliente
- Sr. (a) Nome do cliente, em que eu posso te ajudar?
Sempre informe o protocolo no inicio do atendimento.
Não se esqueça: Não encerramos o atendimento se o problema não foi resolvido.
Sempre que você for auxiliar o cliente a acessar um site, acesse-o também para melhor explicação.
Quando o CPF ou CNPJ aparecem na tela do FOP, não pergunte o CPF novamente. Neste caso, apenas confirme o nome do titular, nós mesmo falamos:
- Esta em nome de *Titular*?"
Sempre informe com quem você esta falando. Em alguns casos, não é o titular que está ligando.
Sempre atendemos nossos clientes com atenção, educação e respeito. A falta de alguns desses itens não é aceito na DUFIBRANET.
Temos que ter paciência com os clientes que demandam mais paciência, desde o cliente que esta estressado até o cliente que mau sabe ligar o computador.
Caso algum cliente se altere a ponto de te ofender, avise-o que você esta tentando ajudar ele, que se ele continuar com esse modo de falar, você terá que encerrar a ligação e retornar em um outro momento. Se o cliente continuar, avise que a ligação esta sendo encerrada por falta de comunicação e pode desligar.
Quando atendemos e o cliente não nos responde, aguarmos até 15 segundos, chamando o cliente, caso ele não responda, você pode avisar que a ligação será encerrada por falta de comunicação e pode desligar a ligação.
Em casos de problema em massa, não detalhar o problema com o cliente, informar que tivemos uma falha, que uma manutenção esta sendo feita. Não usar termos técnicos como: falha no DNS, ataque, AP offline, dentre outros.
Tudo deve ser sempre registrado nos atendimentos.
Temos que ter em mente que os registros de atendimento e OS no MK Auth e MK Solutions são para organização, consultas futuras, então devem ser feitos de maneira a facilitar tais procedimentos.
Ao abrir um atendimento é necessário informar o nome da pessoa que ligou, a reclamação inicial, inserir comentários do que foi conversado e combinado, do que foi pedido ao cliente e pelo cliente, observações que venham ajudar a entender o que se passou no atendimento.
Quando retornamos para algum cliente, para tratar um atendimento, é necessário informar o nome da pessoa que atendeu, que realizou os procedimentos, que constatou a normalização, dentre outros.
Quando uma OS é gerada, deve ter resumidamente o problema e o que foi feito para tentar resolve-lo do suporte.
Quando o cliente tem fibra em sua casa, no bloco ou no poste é indispensável que seja informado o status da fibra, se esta ON ou OFF, pois nem todos os técnicos fazem serviços de fibra, devido a treinamento e equipamentos.
Ainda em OS, data e informações de taxas e o que acontece quando ninguém recebe o técnico também devem constar no MK ao gerar a OS.
1 - Localizar o cliente.
a - Se o CPF for informado pelo FOP, já verifique se tem Notificação de parada ativa, se tiver, apenas informe o protocolo e previsão de retorno e a ligação pode ser finalizada.
2 - Inicie o atendimento
a - Informe o cliente, origem de contato, solicitação do cliente. Avance.
b - Analise as informações exibidas na consulta expressa. Se tiver atendimento aberto feche esta janela e busque o atendimento.
Sempre informe o nome da pessoa que está na linha. Caso você inicie o atendimento, ta tela onde colocamos o processo, informe o nome de quem está na linha.
Atenção: Confira a situação de redução / bloqueio. É necessário ter certeza sobre a situação financeira do cliente para continuar.
c - Informe o número do protocolo no inicio da ligação.
5 - Não tendo redução, bloqueio, ordem de serviço ja agendada ou torre OFF, continuemos.
6 - Verificar se o cliente está no local.
Se estiver continuaremos, se não estiver, solicite o contato de alguém que esteja, informe que o mesmo pode retornar depois quando estiver disponível ou agende um retorno telefônico.
7 - Identificar se o cliente é:
OBS.: Sempre que for solicitado que o cliente reinicie os equipamentos, acompanhe se ele vai autenticar. Acompanhe na Análise de Autenticação ou no Acesso HTTP, atualizando.
Os protocolos devem ser encerrados/tratados enquanto o cliente estiver na linha.
Não se deve deixar para registrar as interações no protocolo após a ligação com o cliente ser encerrada, exceto em casos bem específicos onde realmente não dá para registrar com o cliente em linha.