Primeiro solicite ao cliente uma medição da velocidade. Sempre que o cliente reclamar de lentidão, é necessário medir a velocidade.
Nessa primeira verificação, o teste pode ser realizado pelo Wi-Fi. Se for em computador é melhor.
Não aceitamos testes em TV ou Games (PSx ou Xbox).
Se o teste for pelo WiFi e não passar a velocidade, verifique se tem como testar em computador ou notebook conectado via cabo.
Se o cliente tiver mais de 10 MB, no Wi-Fi não passará. Para ver passar mais de 10Mb, é necessário testar no cabo.
Mas se no WiFi passar mais de 7 MB, lentidão não há, o que pode estar acontecendo é não chegar a velocidade contratada.
Situações que costumam ocorrer:
CLIENTE FIBRA: Quando um cliente fibra tem lentidão, DEVE ser analisado o seu sinal. Estando maior que -27, o sinal alto pode ser a causa da lentidão. Então deve ser gerada uma OS para verificar o sinal alto e verificar a velocidade do cliente.
NÃO GARANTIMOS VELOCIDADE NO WI-FI. Para o cliente saber a velocidade exata o teste deve ser feito em um computador ou notebook via CABO. Se o cliente só tiver WiFi ele pode fazer o teste pelo WiFi, mas se não passar a banda toda, não conseguiremos verificar. Se passar 10Mb está tudo ótimo com o WiFi, clientes com bandas maiores REALMENTE devem fazer o teste via CABO para ver a velocidade REAL. Passando menos de 10Mb, pode ser encaminhado para o N2 verificar (se o cliente tiver mais de 10Mb e ele estiver do lado do roteador).
Teste feito via CABO no computador: A maioria dos computadores passam até 100Mb na placa de rede (placa onde conectamos o cabo), sendo assim, se o cliente tiver mais de 100Mb contratado, no computador não irá passar (nesses casos passa de 80Mb até uns 90Mb). Para passar mais de 100Mb o cliente deve ter um computador ou notebook com placa de rede Giga (que passa até 1024Mb). Se o cliente nao tiver nenhum equipamento Giga, a vantegem de ele ter uma velocidade maior que 100Mb é que mais dispositivos terão mais banda para usar, se dois estiverem consumindo 80Mb cada por exemplo, irá passar tranquilamente.
01 - Acesse o Painel de Controle > Rede e Internet > Central de Rede e Compartilhamento.
02 - Clique em Alterar as configurações do adaptador.
03 - Duplo clique em cima da conexão desejada.
04 - Em Status de Ethernet, verifique a Velocidade da porta Ethernet de seu computador.
No exemplo acima, a placa está negociando 100 MB, ou seja, passará cerca de 90 MB.
Negociação: Para um computador negociar a Giga (e passar mais de 90Mb) toda a rede deve ser Giga. Ou seja: a porta no roteador onde o cabo do computador está conectado deve ser Giga.
Atualmente estamos usando 2 sites:
Quando um cliente de fibra tiver tido 10 quedas ou mais no PPPOE em um dia (e entrar em contato relatando falhas), é pra gerar OS para TROCAR ONU.
Informar no atendimento que as quedas foram observadas na Relação de Acessos e Consumo de Dados (Extras da Conexão).
TROCAR ONU, CLIENTES COM QUEDAS CONSTANTES NO PPPOE, MAIS DE 10 QUEDAS NO DIA XX/XX
Quando já tiver OS relatando troca, solicitar analise minha ou do Israel, para que o próximo passo seja tomado.
Nunca pedimos para o cliente desconectar e conectar a fibra, pois a fibra é muito sensível, o cliente mexer nela pode causar danos.
01 - Verificar se a ONU está ON ou OFF no ANM.
Se estiver OFF, solicite ao cliente que reinicie a ONU, desligando-a da tomada por 10 segundos e ligando-a em seguida. Após isso, verifique se ela irá mudar o estado para ON no ANM. Se mesmo assim ela não ficar, agenda uma OS.
Verificar se o cliente está tentando acesso pelo Wi-Fi ou pelo cabo. Se for pelo Wi-Fi, verificar se esta com erro de autenticação (cliente digitando a senha errada). Se for no cabo, pedir para o cliente tirar e recolocar o cabo no computador e trocar e/ou porta LAN no roteador.
01 - Reiniciar os equipamentos.
02 - Verificar se a ponta do cabo que liga a antena à fonte POE está com mau contato.
03 - Conferir se a fonte POE está ligada (verificar a luz está acessa).
Caso a conexão não volte, mesmo o cliente já tendo reiniciado e conferido o cabeamento, pode ser gerado a OS.
Antes de gerar a OS, tenha a certeza que o ponto de acesso do cliente está online, pois se estiver off, o cliente realmente não irá autenticar.
Se o cliente autenticar, peça para reiniciar o roteador, se permanecer sem acesso, é necessário que um técnico realize o acesso à antena para verificar algumas configurações. Passe para um técnico ou peça para o cliente aguardar o retorno telefônico.